quarta-feira, 8 de julho de 2009

Como se livrar das dívidas

Atualmente temos cerca de 80 milhões de brasileiros endividados, e esse número não pára de crescer.

Eis a grande questão: Quem é o responsável por esse endividamento?

Cheques pré-datados? Cartões de crédito? Empréstimos?

Na realidade nenhum destes. O primeiro passo para quem deseja se livrar das dívidas é reconhecer que o único responsável é você!

Eis como funciona o sistema de endividamento: Devemos algo para alguém e quando atrasamos os pagamentos, juros incidem sobre o principal da dívida e também sobre os juros não pagos. Isto aumenta o tamanho da dívida criando uma grande bola de neve que em pouco tempo parece impagável.

Agora que sabemos que nós mesmos somos os maiores responsáveis pela nossa situação de endividamento, vamos às soluções possíveis.

Antes de tudo não se afobe ou perca noites de sono por conta de suas dívidas. Elas realmente são um enorme problema, mas você o resolverá. Basta manter a calma e seguir os passos :

1. Se devemos é porque adquirimos, ou tomamos algo de alguém e não temos condições de pagar.

Então o primeiro passo é pararmos de adquirirmos aquilo que não temos condições de pagar, caso continuemos a situação só irá piorar.

2. Caso você tenha cartão de crédito e só pague o mínimo, saiba que sua dívida será eterna, pois você está apenas pagando juros e não sua dívida.
Nesse caso você deve imediatamente cancelar o seu cartão de crédito, e negociar o pagamento da dívida.

3. Pegue caneta e papel e anote todas suas receitas, despesas e dívidas. Priorize os itens mais importantes para sua subsistência, tais como aluguel ou prestação de imóvel, luz, água e alimentação.
A partir desse levantamento tudo o que não for necessário deverá ser eliminado. Itens como televisão a cabo, internet, contas de celular. Pense até em ficar sem telefone fixo por uns tempos.

Tudo o que sobrar deverá ser destinado para o pagamento das dívidas.

4. Mude seus hábitos, quem deseja se livrar das dívidas deve pensar em si mesmo como se estivesse em uma guerra: o inimigo é a dívida e você é o soldado determinado a eliminá-la. Mesmo que para isso tenha que fazer alguns sacrifícios, como não tomar aquele cafezinho na rua, substituir a carne pelo frango, deixar de comprar jornais, diminuir o consumo de água, telefone e luz. (Ler: "Pequenos cortes, grandes retornos!")


Somente com esse esforço será possível vencer essa batalha.

5. Administradoras de cartão de crédito não são conhecidas por sua bondade, mas é comum que após certo tempo sem receber, elas ofereçam valores bem abaixo da dívida total com juros. Tenho conhecimento de casos em que a dívida era de R$ 4.000,00 e foi reduzida para R$ 1.500,00, ou seja, o valor original da dívida sem juros.

6. Quando for negociar suas dívidas, nunca aceite as primeiras condições propostas. São feitas para beneficiar o seu credor e não a você.


Por exemplo, se lhe for proposto pagar um valor em 3 parcelas, proponha pagar um valor menor em 10 parcelas, mesmo que ele não seja aceito. Talvez a empresa lhe ofereça pagar o mesmo valor em 10 parcelas, ou um valor menor em 6 parcelas.

7. Os juros cobrados pelos seus credores seja banco, administradora de cartão de crédito, financeira ou loja de departamentos, normalmente não estão dentro da lei. São abusivos! Recorra ao PROCON ou Juizado de Defesa ao Consumidor, onde provavelmente o valor da sua dívida será revisto para baixo e terá prazo diferenciado para pagar.

8. Caso você ainda tenha crédito e tenha vários empréstimos, considere a possibilidade de fazer um novo empréstimo, porém, com uma taxa de juros menor que os atuais para pagar os outros e ficar com apenas esse, que provavelmente terá um valor menor.

9. Cancele os cartões de crédito. Se for muito necessário fique apenas com um para emergências e não luxos.

10. Cancele imediatamente o seu cheque especial. Os juros de cheque especial são muitos altos e também formam bolas de neve.

11. Se o credor tratá-lo mal, e muito provavelmente irá fazê-lo, ignore e diga a ele que caso continue tratando-o assim ele será o último da lista a ser pago.

Aqui estão algumas estratégias de como pagar suas dívidas. Entretanto, lembre-se que você tomou algo de alguém, esse alguém tem o direito de receber, mas você também tem o direito de pagar valores justos, e voltar a se tornar um consumidor, só que, dessa vez, consciente.

Sucesso a todos!
Diego Denega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative Web Analytics