segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pequenos cortes, grandes retornos!

Sabe aquele cafezinho indispensável? Aquele lanche de guloso no trabalho ou na faculdade?
Já pensou em colocar no papel quanto por ano é gasto com essas coisinhas do dia a dia? Eu já!


É muito comum não darmos importância a pequenos gastos do nosso dia a dia, mas saiba que eles podem ser o principal vilão do seu orçamento e que pequenas economias podem gerar grandes retornos e até fortunas em prazos extensos.


Photobucket

Vamos exemplificar o pai que trabalha em horário integral, logo pela manhã compra o jornal que custa 1,50, almoça todos os dias no shopping e após sua refeição toma aquele tradicional cafezinho que custa 1,00.

A mãe trabalha meio período em seu negócio próprio, e antes de ir para casa sempre toma um refrigerante em lata que custa 2,00.

Os 2 filhos vão para escola, cada um ganha 5,00 para comprar um salgado, um achocolatado e algum doce.

Fazendo as contas o pai gasta por mês aproximadamente 50,00 com seu jornal e seu cafezinho, a mãe gasta 40,00 com seus refrigerantes e 200,00 com o lanche dos filhos, totalizando 290,00 mensais com essas pequenas despesas.

Não estou sugerindo que os pais deixem seus filhos sem comer na escola, pois uma alimentação adequada é fundamental, mas ao invés de dar 5,00 para cada filho, porque não levar o lanche de casa? Fazendo um sanduíche, levando um suco e uma fruta, essa combinação custaria menos de 2,00 por filho e seria muito mais saudável.

O mesmo para o pai, a maioria dos jornais possuem versões on-line tão completas como as impressas, e o café pode muito bem ser levado de casa em uma garrafa térmica.

E a mãe pode simplesmente comprar refrigerante 2 litros e tomar em casa, ou levar um suco natural de casa.

Com esse exemplo vimos que é possível cortar até 60% desses pequenos gastos, mudando e adaptando hábitos, criando soluções mais econômicas.
Colocando na ponta do lápis, um casal com dois filhos pode gerar até 800,00 mensais com esse tipo de gasto, que são quase imperceptíveis.

Muito bem já vimos os pequenos cortes, vamos ver agora os grandes retornos.

Após essa família conhecer o blog Denega System, ela percebeu o quanto é importante nos prepararmos para o futuro, e decidiu investir a economia dessa mudança de hábito em uma poupança para os estudos de seus dois filhos.

Ficou acertado que durante 10 anos, eles depositariam mensalmente 240 reais em uma caderneta de poupança ou fundo de renda fixa (8% a.a), o que lhes dará aproximadamente 44 mil reais no final do período, o suficiente para pagar os estudos dos dois filhos.

Cafezinhos, refrigerantes, lanchinhos se transformando em educação de qualidade, quem diria?!

Sucesso a todos!
Diego Denega

6 comentários:

  1. Era pro bonequinho estar mais gordinho comendo 'hd' todos os dias...rs. Mas post muito bom. Exige mudança de hábitos de toda a família. Vou ver quanto gasto de lanches por dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava saindo para tomar meu cafézinho diário até ler seu post, acho que esta na hora de trazer uns lanches de casa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Já escrevi isto em outro post, ms não sei se vc tem interesse. Eu estou começando a minha educação financeira agora e gostaria de escrever sobre o assunto. Topa uma parceria?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É bem interessante essa questão de mudança de hábitos.

    Não é saudável deixarmos de aproveitar as coisas boas da vida, passar necessidade ou ser "mão de vaca".

    Porém devemos ser consumidores conscientes, respeitar e dar valor ao nosso dinheiro.

    Diego

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo! Por favor passe seu e-mail ou mande um e-mail para denegasystem@gmail.com, assim podemos conversar melhor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Além de pobre o cidadão vai ficar obeso também, porque um sorvete desse por dia é a morte, rs, abraços e parabéns pela iniciativa.

    Thiago

    ResponderExcluir

Google Analytics Alternative Web Analytics