quarta-feira, 15 de julho de 2009

O primeiro passo para enriquecer com a Bolsa de valores.


Vamos montar um plano de investimentos na Bolsa que realmente funcione. Este primeiro passo pode parecer, a primeira vista, simples e desnecessário, mas não se engane, será muito importante fazê-lo. Os passos seguintes dependem totalmente deste primeiro, em um encadeamento lógico.

Não é um simples plano financeiro, com números, projeções e metas de longo prazo. Sua característica marcante é envolver e harmonizar todas as dimensões do ser humano.

Um plano que contemple apenas o lado financeiro está fadado ao insucesso, pois ao primeiro momento de dificuldades não haverá base de sustentação da pessoa como um todo, em suas dimensões física, mental/emocional e espiritual.

Como fazer:
Comece a redigir seu plano de investimentos. Este deverá estar ESCRITO de forma clara, com todos os cálculos testados e conferidos. Repito: você deverá ESCREVÊ-LO. Pode ser a mão em um caderno, pode desenhar, colar fotos, gráficos, etc. Pode fazer no computador, desde que seja impresso e você possa tê-lo ao seu alcance.

Já aviso que isto não é algo que possa ser feito rapidamente, com alguns cliques. Vai dar trabalho. Algumas pessoas poderão fazê-lo em uma ou duas semanas, outros talvez levem três meses ou mais. Você vai ter que pensar, calcular e raciocinar um pouco. O tempo despendido não é importante, mas sim a qualidade e a profundidade do seu pensamento. Lembre-se, é o início de um planejamento para toda a vida.

Entrar nas operações de mercado na Bolsa apenas com a vontade de ganhar dinheiro e sem uma completa preparação técnica, financeira e emocional é como entrar numa guerra, sem estar treinado e muito bem armado. As chances de sobrevivência até existem, mas são mínimas. Não se iluda.

Se você não tiver determinação para dar este primeiro passo, também não dará os outros, e fracassará. Desculpe a franqueza, mas Bolsa é “jogo duro” e infelizmente não é para todos. Todos os grandes realizadores partiram de um sonho e logo depois montaram planos para atingir aquilo que desejavam. Este é o seu primeiro desafio. Vai encarar? Então vamos em frente, você está entrando no maior empreendimento da sua vida.

1. Primeiro Passo: Objetivo do planejamento.

Defina qual é a renda mensal que você deseja obter, durante toda a sua vida. Assim:

Objetivo: Possuir um capital investido que produza um rendimento mensal de R$.......................................

Coloque um valor exato, que irá cobrir todas as suas despesas e permitir aqueles pequenos luxos, tais como uma Lamborghini, um ultraleve avançado ou uma viagem caríssima. Também aquilo que irá completá-lo como ser humano, talvez ajudar uma instituição, ONG, hospital ou qualquer outra. Pense também em pessoas, familiares e conhecidos que você poderá ajudar. Imagine uma vida de qualidade em todas as áreas.

Não se assuste se este valor for alto demais para o seu padrão de hoje. Você está em um processo de expansão da sua mente.
Veja que o primeiro impulso das pessoas quando perguntadas sobre renda desejada, logo respondem: Eu quero ganhar “muito dinheiro”! Eis aí o primeiro problema: O nosso cérebro não trabalha bem com conceitos vagos como: “muito dinheiro”, “ganhar bem”, ser “podre de rico”, etc. São conceitos vagos e inúteis.

Aqui é o momento de ilustrar o seu plano com imagens que simbolizem as coisas que você deseja conseguir, tais como aquela simples e básica Ferrari.

Eu sei que muitos vão simplesmente esperar o passo seguinte, sem fazer aquilo que sugerimos. Mas dentro de alguns dias todos terão que nos enviar os seus planos para avaliação. Quem não obtiver pelo menos nota cinco, vai se dar muito mal, (brincadeira, claro).

Então comece a escrever o seu plano, você ainda não tem idéia como isso vai eletrizar as suas metas de vida. Então faça com cuidado, valorizando a si mesmo e pensando alto.

Nas próximas postagens você aprenderá o segundo passo, importantíssimo para o início de suas operações na Bolsa. Não perca!

Um abraço e até breve.

Paulo Denega

Paragliders em Baneário Camboriú. Foto de Diego Denega

3 comentários:

  1. Olá Paulo, tenho acompanhado o blog, acho louvável a iniciativa.
    Mas tenho impressão que esse negócio de enriquecer na bolsa de valores não é real.
    Já ouvi casos de pessoas que começaram com muito e terminaram com muito mais, mas nunca de pessoas que começaram com pouco e ficaram com muito.
    Procuro ter a mente aberta, e fico no aguardo de novas postagens de enriquecimento na bolsa. Quem sabe eu não mude de opinião.
    Sds.
    José Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Venho agradecer sua disposição em nos disponibilizar seus conhecimentos, como também seu tempo para conosco...
    Estou iniciando neste turbilhão que é bolsa... espero aprender muito por aqui e outros lugares na net...
    Felicidades... e vamos lá conseguir...

    ResponderExcluir

Google Analytics Alternative Web Analytics