quarta-feira, 7 de julho de 2010

A ilusão do "melhor software" para ganhar dinheiro na bolsa.



O iniciante na Bolsa quase sempre fica impressionado com as complexas telas de controle de investimentos utilizadas pelos profissionais. Muitas vezes, sentindo-se inferiorizado, sai em busca dos melhores softwares, na ilusão de obter vantagens. Este investidor novato (nem sempre) é o mesmo que em muitas ocasiões tende a atribuir a culpa de seus insucessos a falta de melhores programas de análise. Isto quando não sonha ingenuamente com o software ideal, aquele que lhe avisará quais ações deve negociar e os momentos exatos de comprar ou vender.
Isto tudo é uma grande ilusão. A sua maior ferramenta será sempre a sua mente, turbinada por muito estudo e harmonizada com um controle emocional que vai se aprimorando com o tempo.
Existem no mercado softwares excelentes que realmente podem ampliar muito a capacidade de análise e decisão. Mas veja que a palavra é: ampliar, ou seja, você precisa em primeiro lugar atingir um patamar mínimo de eficiência e regularidade em suas operações. Enquanto isto não acontecer, nenhum programa será útil. Então não jogue dinheiro fora em softwares e plataformas caríssimas antes de dominar os fundamentos das operações.
Vamos à prática: Para você que está começando, é necessário muito pouco, apenas uma tela que mostre:
1.   1. Um gráfico diário (no padrão Candlestick), configurado para que você possa analisar confortavelmente os meses anteriores de variação de preços da sua principal ação em carteira.
2.   2. Um gráfico em tempo real (minutos), caso você pretenda fazer operações de daytrade ou pelo menos para entrar e sair no melhor momento.
3.   3. Um gráfico em tempo real, (minutos), do Dow Jones, para você acompanhar as reações das bolsas americanas em comparação com a Bovespa.
Estes gráficos serão enriquecidos com poucas ferramentas estatísticas, bem escolhidas. Evite encher o gráfico de ferramentas, isto é indicativo de pensamento confuso e insegurança. Use algo como:
a)   a) MACD
b)   b) IFR
c)   d) Volumes
d)   c) Canais Envelopes
É claro que isto irá variar de acordo com a sua estratégia e experiência, mas tente usar uma ferramenta durante alguns meses, fazendo pequenos ajustes na sua configuração, evitando ficar trocando de modelos a toda hora, o que só trará confusão. Repita este processo para outras ações que você opera, salvando em “desktops” diferentes, de modo que a um simples click você possa ter acesso às informações que necessita para tomar suas decisões.
Agora o mais difícil e importante: Você precisa um poderosíssimo hardware (custo incalculável), capaz de processar bilhões de informações por segundo, em tempo real, 3D, multitarefa, preparado (segundo estatísticas) para tolerar mais de 80 anos de uso intensivo com pouquíssima manutenção: Seu cérebro.
Este hardware, funcionará com um atualizado software livre, código mais ou menos aberto, em constante aperfeiçoamento por uma comunidade mundial, com muitos bugs, mas de fácil instalação individual: Nome do software: Sua mente. Com os adequados upgrades de sua experiência, inteligência e criatividade.
Seguindo estas idéias você irá aos poucos sentindo firmeza para aprimorar suas estratégias, os lucros começarão a ser mais regulares, com menores prejuízo e o sucesso estará garantido.
Sucesso a todos,
Paulo Denega

Um comentário:

Google Analytics Alternative Web Analytics