sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O segundo passo para enriquecer com a Bolsa de valores.


Se você está acompanhando as nossas postagens já deve ter percebido que damos extrema importância ao desenvolvimento de um pensamento amplo e inteligente em relação aos investimentos. A essência deste pensamento é: De nada adianta enriquecer perdendo a sua qualidade de vida. Daí a nossa insistência em uma abordagem de formação de um padrão de pensamento mais avançado, abrangendo a parte emocional e espiritual do ser humano.

Estes primeiros passos visam a que você se interiorize, se conheça melhor e desenvolva estratégias adaptativas, flexíveis e vencedoras em qualquer tipo de mercado. Por enquanto vamos prosseguir: Lembre-se que o passo inicial era definir a sua renda desejada mensal (ver “o primeiro passo para enriquecer na Bolsa”).Vamos então ao site da InfoMoney: (um site excelente, que você não deve deixar de acompanhar em seus estudos): http://web.infomoney.com.br//suasfinancas/ferramentas/calculadoras/

Escolha a calculadora de investimentos. Ali faremos uma primeira simulação de investimentos. Coloque assim:

Capital inicial: R$ 10.000,00
Investimento mensal: R$ 200,00
Taxa de rendimento: 0,50
Prazo: 120 meses
Observou o resultado? Não é de entusiasmar e está longe de lhe permitir luxos e renda vitalícia. Agora comece a mexer na calculadora, faça outras simulações, com os mesmos valores investidos, mesmo prazo de investimento, mas com retornos diferentes tais como 1%, 2% e 3% ao mês. Preste atenção e analise onde as diferenças são mais significativas.
Faça simulações com o valor de reserva financeira que você pretende começar a investir e depois teste variações de poupança mensal. Mas mude apenas um fator por vez, para que você possa analisar melhor os resultados projetados.

Experimente com valores dentro de sua própria realidade financeira, mas não se limite a ela. Planeje já pensando nas suas possibilidades profissionais futuras ou de negócio próprio, não apenas na sua renda atual. Por exemplo, se você pretende se formar em pouco tempo faça simulações estimando sua renda futura em função do seu mercado de trabalho.

Veja este exemplo de simulação em condições financeiras melhores:

Gostou mais destes resultados? É importante saber que estes cálculos são iniciais, não levam em conta a inflação do período nem imposto de renda e nem despesas gerais com precisão, mas servem para dar uma visão do que você pode esperar. Neste passo você está apenas abrindo a sua mente para pensar em nível mais alto, reduzindo as restrições culturais que nos limitam psicologicamente, como se fossem amarras invisíveis.

Aí chegamos à grande incógnita: Qual é o rendimento mensal da bolsa de valores. Sobre este assunto falaremos em uma próxima postagem. O importante agora é que você fique ciente do poder dos juros compostos e, conseqüentemente, da absoluta necessidade de aprender a conseguir o maior rendimento possível dos seus investimentos financeiros.

Após ter dominado o funcionamento da calculadora, é hora de começar a definir os valores reais que você pretende utilizar. A dura realidade começa a se impor. Quanto você tem? Quanto vai arriscar? Como e para quê?
Se você é um iniciante e ainda não dispõe de capital inicial, não se desespere e nem desista. Com um pouco de esforço você levantará este capital e começará a operar. O importante é saber o “como fazer” para se tornar um operador eficiente.

Pular estas etapas é começar a investir dependendo da sorte, esperando de forma sonhadora que os mercados se adaptem a teorias superadas que trazem uma falsa sensação de segurança. Se você tem dúvidas sobre o que estou falando, apenas lembre o que aconteceu no ano passado nos mercados mundiais e no sistema financeiro como um todo.

O ano de 2008 será lembrado como o fim de uma era dominada por uma tecnologia desumanizadora, não sustentável e totalmente distanciada dos verdadeiros problemas de um planeta em desequilíbrio econômico/social e com recursos limitados.

Mas falaremos sobre estes assuntos mais a frente. Por enquanto você irá aprender a conseguir rendimentos, mês após mês, maiores que a renda fixa, para aumentar o seu capital investido e viver a vida de êxito e qualidade que você deseja.

Um abraço e até breve.

Paulo Denega



Final de um dia “muito cansativo” do nosso leitor André, após voltar de um passeio pelas águas calmas de Balneário Camboriú, SC.
Foto de Júlio Denega


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative Web Analytics