sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como não perder dinheiro na bolsa.



Vamos falar mais sobre operações simuladas (“no papel”), que são a melhor forma de você aprender a operar ações sem perder muito, aliás, sem perder nada. Este processo foi o que utilizei durante alguns meses no início de minhas operações. Aprendi muito e evitei jogar dinheiro fora. Foi neste período que fui montando o meu próprio sistema, assim como você montará o seu, com as características únicas da sua personalidade, com sua experiência e com seus recursos. Seguindo esse processo acreditamos que você economizará muito tempo e dinheiro, tornando mais fácil e rápida aquela caminhada para a Mercedes, o avião particular, a casa na ilha, e outros brinquedos interessantes e básicos para uma vida minimamente satisfatória...

Este treinamento é muito mais que aprender a controlar uma plataforma de negociação. É o início do seu treinamento mental (lembre, quem ganha o dinheiro não é a ação, nem o software e muito menos a corretora, é o seu cérebro). Aqui já começarão a se manifestar as áreas da personalidade que são a causa de muitos fracassarem. Aparecem: a preguiça, a desorganização, a impulsividade, o medo e a ganância em exagero, às vezes muitos outros traços se tornam visíveis e que você deverá corrigir (alguém aqui disse que era fácil ganhar dinheiro na bolsa?).

1. Comece as operações simuladas fazendo exatamente aquilo que você faria em uma operação real: Abra o site com os gráficos antes da abertura da bolsa, analise as tendências e programe a sua compra. Quando o mercado abrir, observe, analise, aguarde um pouco até a abertura da bolsa americana e então, quando achar que é o momento, registre a sua compra.

2. O valor utilizado deverá ser adequado ao capital que efetivamente você irá operar. Não adianta praticar simulando compras de 10.000 ações se você só vai ter capital para negociar com, por exemplo, 300 ações. Isto lhe daria uma visão distorcida dos momentos adequados de tomada de decisão.

3. Após registrar a compra, calcule o ponto de equilíbrio e o stop que você vai utilizar. Isto é de fundamental importância, pois se você não se condicionar a usar stops bem calculados sempre, irá falhar também nas operações reais e terá enormes prejuízos. Não acredite em conversas do tipo: “stop não é coisa de macho”, ou outras, tão estúpidas quanto. Lembre-se sempre que o primeiro prejuízo é sempre o menor.

4. Acompanhe o comportamento dos preços durante o dia e tome as decisões adequadas. Anote e ao final da operação, calcule o resultado real, seja lucro ou prejuízo. Registrando tudo fielmente. Não volte atrás nas suas decisões e não se torture se errar. Lembre-se que é muito fácil se achar inteligente olhando os gráficos depois de terminado o pregão. É na hora do fogo cerrado das modificações que se aprende a operar. Não ligue para palpiteiros e não se impressione com os “donos da verdade” que às vezes aparecem nos fóruns apenas para falar bobagens. Por outro lado observe nos mesmos fóruns a atuação de operadores experientes que dão dicas muito sábias sobre as técnicas de operação. Separar quem é quem fica fácil depois de algum tempo.

5. Aprenda a fazer uma contabilidade simples de controle de lucros e prejuízos. O principal é o acompanhamento do seu patrimônio. Se ao final de algum tempo o capital que você começou está maior, é um bom sinal de que você está começando a operar de forma certa. Se o capital diminuiu, é hora de fazer uma análise profunda, procurando onde estão os erros das suas operações para corrigi-los. Na prática, terminar o primeiro ano com perda de não mais de dez por cento é um excelente início. Faça os seus registros com cuidado e técnica, pois como operador autônomo em geral você não terá ninguém que os faça por você. Então aprenda a fazer bem feito. Falaremos mais sobre o assunto.

E agora o mais importante passo para ter sucesso: No final do pregão, feche os links com a corretora e com a Bovespa. Desligue o computador. Chame a sua mulher, namorada ou qualquer pessoa que você goste e saia para se divertir em um lugar bacana, pois é isto que faz valer a vida e o esforço de progredir financeiramente.

Nas próximas postagens entraremos iremos aos poucos entrando no assunto de como escolher as ações mais adequadas para negociar, tendo pouca experiência e capital.

Até breve

Paulo Denega

Monte Fuji, Japão

4 comentários:

  1. primeiramente gostaria de parabenizar por todos esses assuntos abordados e muito bem explicados ajudando e muito a educação financeira de todos nós;alem disso gostaria de esclarecer uma duvida tenho 5 mil reais e a partir de novembro terei condições de guardar(investir) cerca de 1400 por mes em acha q devo investir??poupança,fundos ou bolsa etc....
    desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  2. olá primeiramente gostaria de parabenizar pelas otimas postagens que são muito esclarecedoras, gostaria tambem de tirar uma duvida:já tenho 5 mil reais e a partir de novembro terei condições de guardar cerca de 1400 reais do meu salario por mes o q devo fazer poupança,fundos ou ações?????
    grato.

    ResponderExcluir
  3. seria legal aborda a parte de analise grafica tbm.. eu tava fazendo uma peskisa pra achar softwares q fornecessem isso gratuitamente.. pq pra qm ta começando fica ruim te q paga uma mensalidade msm sem sabe se vai lucra.. akbei encontrando 2..

    um eh o stock2web q foi desenvolvido a poko tempo e naum ta la essas coisas.. naum q seja ruim.. tem ateh uma parte de noticias, atualizadas

    o otro eh da equipe tradezone q montou um servidor q utiliza o metatrader como software.. eu ainda naum usei esse, mas parece se bom..

    ResponderExcluir
  4. Daniel:
    Obrigado pelas suas palavras de incentivo, seja sempre bem vindo ao nosso blog e participe sempre, com dúvidas e dicas. Quanto a sua dúvida ela revela a necessidade de mais estudo sobre o assunto. Corra atrás de informação.Não vá em conversa de ninguém antes de você se situar e entender um pouco do mercado e dos seus riscos. Espere ter mais certeza do que você quer e pode antes de arriscar o seu capital. Valorize o seu dinheiro.Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir

Google Analytics Alternative Web Analytics