terça-feira, 31 de maio de 2011

Aviso aos "navegantes" na Bolsa.



Atenção especial com os trades nesta semana. Parece que está se formando um fundo, o que pode estimular muitos a entrarem com tudo, pois vários indicadores começam a dar sinal de compra. Mas cuidado, “fundos” só são confirmados após muitos dias e até meses de oscilações muito amplas. Até o momento estamos em um período de BAIXA.

Aqui está uma sugestão aos nossos amigos iniciantes na Bolsa de Valores, para que comprem em pequena escala, testando o mercado devagar e com stops relativamente próximos para proteger o seu capital, caso a queda se aprofunde. Acontecendo isto, você terá um pequeno prejuízo, mas poderá comprar a preços muito mais baixos adiante, no momento em que realmente se configurar a reversão desta tendência de baixa.

O nevoeiro está abrindo, mas leve o barco devagar...

Um abraço e sucesso a todos.

Paulo Denega

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Análise técnica ou análise fundamentalista. Qual é a melhor?


Presenciei discussões bem agressivas entre pessoas que usam análise gráfica e os seguidores da análise fundamentalista. Os argumentos das partes são muito fortes: Na maioria das vezes os fundamentalistas saem com a sensação de vitória após citarem o gênio dos investimentos, Warren Buffet. E eles têm razão. 

Já os adeptos dos gráficos acham que é burrice observar o seu dinheiro derreter durante meses ou até anos, quando poderia simplesmente sair do mercado quando o seu sistema avisa e voltar no momento assinalado pelos mesmos gráficos. Estão certos também, e antes que você pergunte, é isso mesmo, os dois lados tem razão.

Análise fundamentalista se usa para escolher boas empresas para a sua carteira, aquelas que possuem vantagens competitivas poderosas, administração eficiente e possibilidades de crescimento futuro com alto nível de certeza. Ou seja, são aquelas empresas que você ficaria muito feliz em ser sócio.

Análise técnica é para saber a hora melhor de entrar e sair do mercado. Porque comprar na alta, quando a ação está cara se você pode esperar um pouco e comprar bem mais barato? Este preço melhor faz muita diferença no longo prazo. E porque não sair no lucro quando todos os indicadores gráficos apontam para uma queda?

Existem alguns “gurus” do mercado que ensinam a comprar todos os meses, em uma mesma data, o mesmo valor financeiro, independente do número de ações. Para um iniciante é melhor “investir” desta forma do que “operar” de forma atabalhoada e ineficiente. Então é um bom método para aqueles indivíduos sem tempo para acompanhar os mercados. Também está certo, se você for iniciante na bolsa, não tem qualquer interesse em estudar, é preguiçoso e displicente. Aliás, infelizmente este é o perfil de muita gente que no final da cada ano passa a fazer parte das estatísticas no enorme grupo daqueles que abandonaram a Bolsa, frustrados e com grandes prejuízos.

Mas se você chegou até aqui, com certeza é um investidor, seja holder ou trader ou qualquer outro tipo que possui as características básicas exigidas para o sucesso: Firme determinação de estudar, praticar e se dedicar por quanto tempo for necessário para atingir o êxito. É daqueles que fazem cursos, compram livros e DVDs de gente experiente na área, estudam muito e nunca se julgam prontos e acima dos perigos.  São aqueles que têm a inteligente humildade de aprender sempre e de muitas fontes, pois todo investidor de sucesso tem algo a ensinar e muito a aprender.

Um abraço e sucesso a todos.

Paulo Denega
Google Analytics Alternative Web Analytics