sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como não perder dinheiro na bolsa.



Vamos falar mais sobre operações simuladas (“no papel”), que são a melhor forma de você aprender a operar ações sem perder muito, aliás, sem perder nada. Este processo foi o que utilizei durante alguns meses no início de minhas operações. Aprendi muito e evitei jogar dinheiro fora. Foi neste período que fui montando o meu próprio sistema, assim como você montará o seu, com as características únicas da sua personalidade, com sua experiência e com seus recursos. Seguindo esse processo acreditamos que você economizará muito tempo e dinheiro, tornando mais fácil e rápida aquela caminhada para a Mercedes, o avião particular, a casa na ilha, e outros brinquedos interessantes e básicos para uma vida minimamente satisfatória...

Este treinamento é muito mais que aprender a controlar uma plataforma de negociação. É o início do seu treinamento mental (lembre, quem ganha o dinheiro não é a ação, nem o software e muito menos a corretora, é o seu cérebro). Aqui já começarão a se manifestar as áreas da personalidade que são a causa de muitos fracassarem. Aparecem: a preguiça, a desorganização, a impulsividade, o medo e a ganância em exagero, às vezes muitos outros traços se tornam visíveis e que você deverá corrigir (alguém aqui disse que era fácil ganhar dinheiro na bolsa?).

1. Comece as operações simuladas fazendo exatamente aquilo que você faria em uma operação real: Abra o site com os gráficos antes da abertura da bolsa, analise as tendências e programe a sua compra. Quando o mercado abrir, observe, analise, aguarde um pouco até a abertura da bolsa americana e então, quando achar que é o momento, registre a sua compra.

2. O valor utilizado deverá ser adequado ao capital que efetivamente você irá operar. Não adianta praticar simulando compras de 10.000 ações se você só vai ter capital para negociar com, por exemplo, 300 ações. Isto lhe daria uma visão distorcida dos momentos adequados de tomada de decisão.

3. Após registrar a compra, calcule o ponto de equilíbrio e o stop que você vai utilizar. Isto é de fundamental importância, pois se você não se condicionar a usar stops bem calculados sempre, irá falhar também nas operações reais e terá enormes prejuízos. Não acredite em conversas do tipo: “stop não é coisa de macho”, ou outras, tão estúpidas quanto. Lembre-se sempre que o primeiro prejuízo é sempre o menor.

4. Acompanhe o comportamento dos preços durante o dia e tome as decisões adequadas. Anote e ao final da operação, calcule o resultado real, seja lucro ou prejuízo. Registrando tudo fielmente. Não volte atrás nas suas decisões e não se torture se errar. Lembre-se que é muito fácil se achar inteligente olhando os gráficos depois de terminado o pregão. É na hora do fogo cerrado das modificações que se aprende a operar. Não ligue para palpiteiros e não se impressione com os “donos da verdade” que às vezes aparecem nos fóruns apenas para falar bobagens. Por outro lado observe nos mesmos fóruns a atuação de operadores experientes que dão dicas muito sábias sobre as técnicas de operação. Separar quem é quem fica fácil depois de algum tempo.

5. Aprenda a fazer uma contabilidade simples de controle de lucros e prejuízos. O principal é o acompanhamento do seu patrimônio. Se ao final de algum tempo o capital que você começou está maior, é um bom sinal de que você está começando a operar de forma certa. Se o capital diminuiu, é hora de fazer uma análise profunda, procurando onde estão os erros das suas operações para corrigi-los. Na prática, terminar o primeiro ano com perda de não mais de dez por cento é um excelente início. Faça os seus registros com cuidado e técnica, pois como operador autônomo em geral você não terá ninguém que os faça por você. Então aprenda a fazer bem feito. Falaremos mais sobre o assunto.

E agora o mais importante passo para ter sucesso: No final do pregão, feche os links com a corretora e com a Bovespa. Desligue o computador. Chame a sua mulher, namorada ou qualquer pessoa que você goste e saia para se divertir em um lugar bacana, pois é isto que faz valer a vida e o esforço de progredir financeiramente.

Nas próximas postagens entraremos iremos aos poucos entrando no assunto de como escolher as ações mais adequadas para negociar, tendo pouca experiência e capital.

Até breve

Paulo Denega

Monte Fuji, Japão

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Qual é a melhor corretora de ações?



Qual é a melhor corretora? É aquela que, em um determinado momento em sua vida de operador, é a melhor para VOCÊ. Em eficiência, bom atendimento e adaptação ao seu poder de investimento. Se o seu capital é pequeno e a experiência menor ainda você precisa de muito mais cuidado nesta escolha, pois uma corretora mal escolhida tem sido um dos principais fatores de insucesso de muitos investidores.

Os leitores deste blog se enquadram em uma das seguintes situações:

a) Está começando a investir no mercado de ações.

b) Já tem alguma experiência (já superou o primeiro ano e teve prejuízos).

c) Já tem experiência maior, tem lucros regulares e constantes.

No caso da maioria dos nossos leitores a situação é esta: Ou você está começando a investir em ações (e está aprendendo a operar com eficiência) ou você já tem bastante experiência, mas perdeu muito dinheiro e está praticamente começando do zero (com necessidade ainda maior de aperfeiçoar as suas técnicas de operação).

Quando comecei a operar fiquei impressionado com a facilidade com que poderia ganhar dinheiro. Era simples: comprar barato e depois vender quando o preço subisse. Logo vi que não era assim quando recebi as primeiras visitas do “Dr. Prof. Ferro”, o mestre de todos os operadores. Hoje, passados estes momentos emocionantes e seus dispensáveis prejuízos, desenvolvemos um método de operação na bolsa que previne estas grandes perdas iniciais e leva o operador a uma evolução técnica suave e lucrativa. E quem já perdeu dinheiro na Bolsa sabe que não deve culpar o mercado mas sim a sua própria ineficiência como operador. Resumindo, a diferença que faz o sucesso nos mercados é a sua mente e a sua preparação técnica.

A dica mais importante:

Comece a operar de forma simulada, “no papel”, pelo menos por seis meses, até se aventurar com seu próprio dinheiro. Anote suas operações, registrando hora de compra, de venda e calculando os resultados de forma precisa, incluindo impostos, emolumentos e taxas. Guarde os gráficos de cada operação e anote o porque de cada compra ou venda. Registre em um caderno ou no computador.

A segunda dica mais importante:

Como já sei que você não vai resistir à tentação de começar a operar imediatamente (o aviso foi dado, depois não me culpe...). Se você vai operar com dinheiro real, então opere pequeno. Aprenda a lucrar com poucas ações, no fracionário. Isto vai estimular o seu cérebro e permitir o desenvolvimento de uma sólida estrutura técnico/emocional de operador de sucesso, sem grandes riscos. Não se preocupe agora com os ganhos pequenos ou com o pouco capital. Se você aprender a operar bem, o dinheiro aparecerá. Vamos passa logo para as providências práticas:

Escolha uma corretora de ações que lhe permita negociar lotes fracionários pagando um preço menor. Por exemplo, se a corretora X cobra R$16,00 por operação. Você irá gastar aproximadamente 35,00 reais por operação, na compra e venda de um lote de cem ações. Já na corretora que tem preço diferenciado para lotes fracionários você irá pagar 5,00 reais por cada operação de compra ou venda. Na prática isto será um gasto de aproximadamente 13,00 por operação com 99 ações. Ou seja, na corretora sem preço diferenciado você irá pagar 169% a mais por cada operação. Sentiu o problema?

É claro que para volumes maiores o preço vai se diluindo até tornar-se praticamente desprezível, mas este não é o caso de quem é iniciante. Você precisa aprender a operar com lucro com valores menores, mínimos até, para então depois ir aos poucos investindo valores maiores. Não caia na ilusão de que com mais dinheiro você teria lucro. Na verdade, apenas se afundaria mais lentamente, mas no final os prejuízos poderiam ser enormes e fatais para a sua conta de investimentos. Além disto, iniciantes que operam com grandes valores vivem em alto nível de tensão emocional e este stress prejudica as funções de raciocínio levando a decisões erradas.

Procure então uma corretora que opere nos moldes sugeridos. Conheço pelo menos duas que fazem este tipo de operação. Estas, em minha opinião, prestam um excelente serviço para aqueles que estão começando no mundo dos investimentos. Pesquise na web e você logo encontrará. Sabemos que o investidor iniciante e com pouco capital foi sempre visto com desprezo pelas corretoras, por razões que aqui não temos espaço para comentar. Mas isto está mudando aos poucos e à medida que cresça a massa de investidores em bolsa no Brasil, que por sinal é minúscula comparada com países como Estados Unidos e mesmo o México, o pequeno investidor pessoa física passará a ser bem mais valorizado. Aquelas corretoras que não atentarem para este fato novo irão aos poucos ficando de fora deste novo e grande mercado.

Então faça uma boa pesquisa de corretoras, escolha com calma aquela que lhe dá mais atenção e que esteja atualizada em tecnologia. Procure uma que tenha uma plataforma de negociação simples e eficiente, com um bom atendimento e informações úteis.

Na próxima postagem falaremos mais sobre como aprender a ganhar dinheiro na bolsa de forma segura. Não perca.

Um abraço e até breve.

Paulo Denega

São Francisco do Sul, SC, Brasil

Google Analytics Alternative Web Analytics